Marcos Assunção celebra gol no primeiro jogo (Foto: Reuters) |
Palmeiras e Goiás se enfrentam hoje às 21h50, no estádio no Pacaembu, valendo vaga na final inédita da Copa Sul-Americana. Quem passar terá a oportunidade de salvar a temporada, já que o time paulista não pleiteia mais nada no Campeonato Brasileiro, e o esmeraldino está rebaixado.
O Verdão tem a vantagem do empate, já que venceu, por 1 a 0, a partida de ida em Goiânia. O empate classifica os paulistas, e vitória por 1 a 0 dos visitantes leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outra vitória goiana elimina o Verdão, já que com 2 a 1 ou 3 a 2, por exemplo, o regulamento favorece o time que marcar mais gols fora de casa.
Quem se classificar decidirá o título nas duas semanas seguintes contra o vencedor de Independiente, da Argentina, e LDU, do Equador. Vencendo a competição intercontinental, o campeão disputará a Copa Libertadores do ano que vem.
Escalações
Como o Palmeiras ainda não conta com Valdívia e Marcos, a provável escalação deve ser essa: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Lincoln e Tinga; Luan e Kleber.
Já o Goiás não tem problemas e escala o que tem de melhor. Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe e Rafael Moura.
Curiosidade
Nas fases anteriores da Copa Sul-Americana, o Palmeiras jogou a partida de volta dentro de casa nas três situações e tem 100% de aproveitamento como mandante. Foram três resultados positivos, contra Vitória (3 a 0), Universitario de Sucre (3 a 1) e Atlético-MG (2 a 0).
Já o Goiás conseguiu a classificação atuando a segunda partida fora de casa nas três ocasiões. Como visitantes, os goianos venceram Grêmio (2 a 0) e Avaí (1 a 0), e perderam para o Peñarol (3 a 2), nas oitavas-de-final, mas haviam ganhado por 1 a 0 em Goiânia.
Opinião
Sinceramente, acho difícil o Palmeiras perder para o Goiás. Além dos problemas extra-campo, que assombram o time de Goiânia desde o início do ano, não há jogadores de qualidade suficiente. Esperança sempre há, mas neste caso acho bastante complicado.
As armas que o Goiás pode utilizar para tentar uma reviravolta são Felipe e Rafael Moura, jogadores rápidos e perigosos. Já o Palmeiras tem Kleber e Marcos Assunção, um terror para os goleiros nas bolas paradas.
O que pode pesar neste jogo é confirmação de rebaixamento do esmeraldino. Se antes, as atenções eram divididas entre Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, com o rebaixamento nesta competição, o foco está totalmente voltado para tentar salvar o ano.
Por outro lado, o próprio rebaixamento pode ter abatido os jogadores do Goiás. É esperar para ver o que acontece no jogo.
Ao Palmeiras caberá administrar a vantagem que conseguiu fora de casa.
Por isso q eu amo futebol!!!! Realmente é uma caixinha de surpresas ne? rs....
ResponderExcluirEspero que a próxima surpresa seja o Fluminense deixar escapar mais uma vez...agora para o Timão...
by the way....muito bacana o blog!
Abçs
Juliana
O Campeonato Brasileiro está muito bom este ano. Apesar do sofrimento por parte de torcedores dos times que ainda lutam pelo título, ou daqueles que tentam escapar do rebaixamento, futebol é, realmente, apaixonante.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e volte sempre, Juliana.
Um abraço.