Lance entre Gil e Ronaldo que originou o pênalti (Foto: Ricardo Tirda) |
O Corinthians é o novo líder, com 63 pontos, ao vencer no sábado o jogo mais discutido do Brasileirão-2010. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti duvidoso de Gil sobre Ronaldo, marcado pelo aos 42 minutos do segundo tempo e que foi convertido pelo Fenômeno. Após o reinício do jogo, depois de muito protesto, o ex-corintiano e atual volante cruzeirense Fabrício isolou a bola e se recusou a seguir em campo, pedindo substituição.
Ao fim da partida, Ricci foi cercado por jogadores celestes e deixou o gramado após reforço policial. Já nos vestiários, o treinador Cuca ficou bastante irritado. Ele reclamou de um pênalti sobre Thiago Ribeiro e pediu para que o seu voto em Ricci como melhor árbitro do campeonato fosse rasgado. O comandante ainda deu um soco na mesa, mostrando indignação pela arbitragem. O presidente do clube, Zezé Perrella, acusou o juiz de ter sido "comprado" e chamou de "safado" o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa.
No domingo, o Fluminense empatou com o Goiás, em 1 a 1, e agora está na segunda colocação, com 62 pontos. Mesmo com o retorno de Fred e Deco, e o apoio de mais de 36 mil torcedores no Engenhão o tricolor carioca não superou a barreira esmeraldina. Rafael Moura abriu o placar aos 19 minutos de jogo. Aos 38 da etapa final, Rodriguinho sofreu pênalti convertido por Conca. O Goiás está na penúltima colocação, com 33 pontos e pode ser rebaixado já na próxima rodada.
Quem completa o possível G-4 é o Atlético-PR, que venceu o já rebaixado Grêmio Prudente por 2 a 1, neste domingo. Os paranaenses somas 56 pontos e estão empatados com o Botafogo, mas estão na frente pelo número de vitórias. O time paulista Com começa a pensar na Série B em 2011, uma vez que soma apenas 28 pontos em 35 rodadas, e tem apenas 0,01% de chance de se salvar.
Na luta contra o rebaixamento, a turma de baixo fez bonito e os Atléticos foram os destaques. No domingo, o Goianiense aproveitou o desinteresse do Palmeiras, que entrou com time reserva, em relação ao Brasileiro e venceu por 3 a 0 no Serra Dourada. Os 40 pontos e a 13ª posição do time comandado por René Simões permitiram ao Dragão dar um grande passo para fugir da degola. Ao Palmeiras, cabe salvar o ano com o título da Sul-Americana, já que não corre riscos de cair e nem briga por uma vaga na Libertadores através do Campeonato Brasileiro.
O Atlético-MG reencontrou o ex técnico Vanderlei Luxemburgo, no sábado, e não teve pena do comandante. Derrotou com autoridade o Flamengo por 4 a 1. Com direito a gols dos ex-flamenguistas Obina e Diego Tardelli. A goleada fez o Galo respirar no Brasileirão, ganhando uma posição na tabela. Agora é o 15º colocado, com 39 pontos. O Fla, que viu o seu risco de rebaixamento triplicar de 4% para 12%, segundo o matemático Tristão Garcia, está em 14º lugar com 40 pontos.
Ainda na luta contra o rebaixamento, o Avaí derrotou o Inter por 3 a 2 no Beira-Rio, neste domingo. Com direito ao gol mais rápido do Brasileiro-2010, marcado pelo lateral-direito Patric com apenas 15 segundos de bola rolando, o tié catarinense soma 37 pontos e é o 17° colocado. Já o Inter se concentra para a disputa do Mundial de Clubes e deve escalar time reserva na próxima rodada.
O Guarani empatou com o Vitória por 1 a 1 em um duelo de ameaçados e permanece no Z-4. O gol olímpico de Geovane quebrou uma sequência de seis jogos do Bugre sem um gol sequer. O time de campinas está na 18ª colocação, empatado com o Avaí. Já o Rubro-Negro baiano ocupa a última posição fora do Z-4 (16º) e luta para não ser rebaixado exatamente no momento em que o rival Bahia garante o retorno à elite do futebol nacional depois de sete anos.
Outro que ainda briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem é o Grêmio, sexto colocado, que ficou no empate com o Santos, na Vila Belmiro. O artilheiro Jonas foi expulso aos 18 minutos do primeiro tempo e o goleiro Victor ainda defendeu um pênalti cobrado por Zé Eduardo. O tricolor gaúcho tem 54 pontos. Já o Santos é o 7° com 52 pontos.
No último jogo da noite, o São Paulo só empatou com o Vasco, em São Januário. Com 51 pontos, o Tricolor Paulista precisa ganhar os três jogos restantes e torcer por uma combinação de resultados para ainda ir à Libertadores do ano que vem. O Vasco é o 11° colocado, com 46 pontos.
Na quarta-feira, o Botafogo não saiu de um empate contra o Ceará, no Castelão. Destaque foi Loco Abreu, autor de dois gols, e o golaço do meia Geraldo, que acertou um “foguete” do meio da rua, acertando o ângulo esquerdo do goleiro do fogão.
Indo um pouco além dos comentários sobre a "Corinthianização" da CBF (que até estádio vai dar pros caras), é preciso que a FIFA reveja urgentemente a situação arbitral. Não sei, mas que adicionem uns 5 juízes dentro de campo, que usem tecnologia, que coloquem robôs para apitar, mas do jeito que está a arbitragem está se tornando o monstro do futebol mundial, vide o gol manual de Henry ano passado...
ResponderExcluirConcordo, Cláudio.
ResponderExcluirA profissionalização dos árbitros já passou da hora de acontecer. O problema é que FIFA e ainda mais a CBF não parecem ser favoráveis a mudanças dessa natureza. Lamentável!
È... meteram a mão no Cruzeiro essa ultima rodada penso que o penalty sobre Ronaldo até aconteceu. Mas vi também penalty no lance do Thiago Ribeiro no 1° tempo. Isso sem contar que sempre que Cruzeiro saia cara a cara com o gol... impedimentos inexistentes eram marcados.
ResponderExcluirMas é isso ai. No mais... deem o título para o Corinthians.
Rodrigo,
ResponderExcluirAs penalidades são como faltas de jogo dentro da área, ou seja, cabe interpretação do árbitro. Acredito que os piores erros do Sandro Meira Ricci foram os impedimentos mal marcados contra o Cruzeiro. Esses sim foram decisivos.
Obrigado por participar e volte sempre.
Um abraço.