sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Campeonato Mineiro começa neste fim de semana

Conheça um pouco mais de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro


Neste fim de semana, o Campeonato Mineiro finalmente terá início. No total, 12 equipes, sendo nove do interior e três da capital, disputam quatro vagas paras as semi-finais.


América-MG


Dos três clubes considerados grandes, o América-MG foi o que menos gastou. O intuito da diretoria foi manter a base que subiu para a elite do futebol brasileiro ano passado, depois de 10 anos perambulando pelas Séries B e C. Outro fator que deixa o torcedor, no mínimo, apreensivo, é o jejum de título regional. O último foi em 2001.

Fábio Júnior é a aposta do América-MG
O time que deve iniciar o campeonato já é conhecido da torcida. Porém o esquema tático deve mudar. O técnico Mauro Fernandes deve deixar de lado o tradicional 3-5-2 para que o time possa atuar numa formação um pouco menos ofensiva, pelo menos na prática, num 4-4-2. Dessa forma, os laterais Marcos Rocha e Rodrigo teriam de se adaptar à marcação novamente.
Nando deve formar o meio-campo com Dudu, Davi Ceará (recém contratado do Vila Nova-GO) e Irênio. Isso até o armador Luciano recuperar a forma física, pois deve ser o titular no lugar de Davi. Daniel Lovinho (emprestado pelo Palmeiras) será a dupla de ataque do experiente Fábio Júnior. Este, aliás, é a maior aposta do time. Ele foi o artilheiro da equipe em 2010, com 24 gols.


Atlético-MG
O Galo foi o time mineiro que mais investiu neste início de temporada. Contratou ao todo 10 jogadores importantes como o zagueiro Leonardo Silva, de 31 anos, ex-Cruzeiro; lateral direito Patrick, de 21 anos, ex-Avaí; volante Richarlyson, de 28 anos, ex-São Paulo; e os atacantes Mancini, de 30 anos, ex-Inter de Milão; Jobson, de 22 anos, ex-Botafogo; e Magno Alves, de 35 anos, ex-Ceará.
Volante titular Richarlyson
Isso sem mencionar os jogadores que foram mantidos, como a jovem revelação, goleiro Renan Ribeiro, zagueiro Réver, meia Diego Souza e atacante Diego Tardelli. O único xodó da torcida que saiu foi o atacante Obina, que foi para o futebol chinês.
Com as várias opções no banco, o técnico Dorival Júnior terá uma boa dor de cabeça para montar a equipe. A princípio, o comandante deve manter a mesma base que jogou o primeiro tempo do jogo amistoso internacional contra o River Plate-URU na última quarta-feira (26). A escalação deve ser Renan Ribeiro no gol; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro, Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Ribeiro, Jobson e Diego Tardelli.
Claro que a escalação vai mudar ao longo da competição. Mas o torcedor precisa ter paciência, pois início de temporada é necessário priorizar aqueles que estão em melhores condições físicas

Cruzeiro
O Time Celeste investiu em jogadores de pouco nome no futebol brasileiro. A principal contratação foi o experiente volante Leandro Guerreiro, que veio do Botafogo. Além dele, chegaram os zagueiros Naldo e Fabrício Carioca; lateral e volante Geovane; e os atacantes Ortigoza, Reis e André Dias. O clube ainda tenta a transferência do zagueiro Maurício Victorino, do Universidad do Chile.

Armador Montillo destaque do Cruzeiro
Por outro lado, o time não só divide as atenções do estadual com a Copa Libertadores, como perdeu dois dos seus principais jogadores. O zagueiro Leonardo Silva, que era capitão da equipe e se transferiu para o maior rival, o Atlético-MG, e o lateral direito Jonathan, que foi para o Santos. Além dessas perdas, a diretoria celeste dispensou o zagueiro Cláudio Caçapa, volantes Fabinho e Elicarlos, e o atacante Robert.
Com os jogadores contratados e a base mantida, o técnico Cuca deve manter a mesma formação do fim da temporada. Um 4-4-2 tradicional, com dois volantes e dois meias. Além de dois atacantes. A formação provável é Fábio, Rômulo, Leo, Gil e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário