quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Libertadores 2015: Atlético com grupo complicado. Cruzeiro tranquilo!

Na noite desta terça-feira (2), foram sorteados os grupos da Libertadores 2015, em Luque, sede da Comenbol, no Paraguai. Bom para o Cruzeiro, que enfrentará adversários muito abaixo do seu futebol apresentado principalmente nos últimos dois anos. Já o Atlético terá vida um pouco mais complicada, mas nada que assuste o campeão da Copa do Brasil 2015.
O Galo caiu no Grupo 1, com um representante da Colômbia a ser definido, o chileno Colo Colo e o mexicano Atlas. Já o time Celeste, campeão brasileiro, está no Grupo 3, com Mineros de Guayana, da Venezuela, o Universitario de Sucre, da Bolívia (altitude de 2800 metros) e o vencedor do Jogo 1, entre representante do Peru (Alianza Lima ou Melgar) contra o argentino Huracán.
Destaque vai para o complicadíssimo Grupo 2, já considerado o Grupo da Morte, que conta com o atual campeão San Lorenzo, da Argentina, São Paulo e Danubio, do Uruguai. A quarta vaga sairá do confronto entre o time brasileiro que terminar em quarto colocado no Campeonato Nacional, contra um time colombiano. Quem vencer este duelo cai no grupo da morte. Atualmente, a vaga é preenchida pelo Corinthians, que pode enfrentar Santa Fe, Junior Barranquilla, Once Caldas, Independiente Medellín ou Águilas Doradas.
Já o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, hoje ocupado pelo Inter, terá vida teoricamente mais tranquila e cairá no Grupo 4, que já conta com Emelec, do Equador, um time chileno e o vencedor do confronto entre os mexicanos do Monarcas Morelia e os bolivianos do The Strongest.

ANÁLISE DOS MINEIROS
A vida do Atlético é mais complicada que a do Cruzeiro, mas nada que tire o otimismo e garantia de classificação da primeira fase. O Galo enfrenta o chileno Colo Colo, que é um tradicional clube em Libertadores. Foi campeão em 1991. Já o adversário mexicano Atlas forçará o time mineiro a viajar longas distancias. Além de ter qualidade técnica semelhante aos brasileiros. O time colombiano, caso seja o Santa Fé, por exemplo, obrigará o Galo a enfrentar a altitude de Bogotá (2.640 metros).
Apesar disso, o Atlético tem um time forte e acostumado a jogar partidas difíceis. Não a toa venceu a Libertadores em 2013 e conquistou a Copa do Brasil este ano. Mesmo com a especulação que envolve saída do atacante Diego Tardelli na Cidade do Galo, o elenco alvinegro se reforçará ainda mais para a disputa de títulos em 2015. O torcedor atleticano pode confiar. O Galo será um dos protagonistas no ano que vem.
Já o Cruzeiro pegou vida fácil na primeira fase. Vai enfrentar o venezuelano Mineros, que não tem nem de longe a mesma qualidade técnica do time brasileiro, além do Universitário Sucre, da Bolívia, que contará apenas com a altitude em seu favor. Aliás, em 2009, o time Celeste bateu os bolivianos por 1 a 0, na altitude de 2.830 metros, em jogo válido pela primeira fase. Qualquer um dos outros três times que poderão cair no Grupo 3 não fará frente ao Cruzeiro. Destes, o peruano do Alianza Lima tem mais tradição na competição, o que não significa muita coisa nos dias atuais.
A preocupação, que na verdade nem é tanto assim, é com a especulação que ronda a saída do volante Lucas Silva. Prata da casa celeste, o jogador é homem de confiança do técnico Marcelo Oliveira. Seu substituto imediato, Nilton, não tem a mesma qualidade que ele. Ainda assim, a Raposa deve se mexer para trazer jogadores de qualidade, mesmo sem confirmada a saída de Lucas Silva. O que se espera é uma bela exibição de Cruzeiro e Atlético na edição 2015 da Libertadores, já que têm dominado o futebol brasileiro nos últimos dois anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário