![]() |
| Lance entre Gil e Ronaldo que originou o pênalti (Foto: Ricardo Tirda) |
O Corinthians é o novo líder, com 63 pontos, ao vencer no sábado o jogo mais discutido do Brasileirão-2010. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti duvidoso de Gil sobre Ronaldo, marcado pelo aos 42 minutos do segundo tempo e que foi convertido pelo Fenômeno. Após o reinício do jogo, depois de muito protesto, o ex-corintiano e atual volante cruzeirense Fabrício isolou a bola e se recusou a seguir em campo, pedindo substituição.
Ao fim da partida, Ricci foi cercado por jogadores celestes e deixou o gramado após reforço policial. Já nos vestiários, o treinador Cuca ficou bastante irritado. Ele reclamou de um pênalti sobre Thiago Ribeiro e pediu para que o seu voto em Ricci como melhor árbitro do campeonato fosse rasgado. O comandante ainda deu um soco na mesa, mostrando indignação pela arbitragem. O presidente do clube, Zezé Perrella, acusou o juiz de ter sido "comprado" e chamou de "safado" o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa.
No domingo, o Fluminense empatou com o Goiás, em 1 a 1, e agora está na segunda colocação, com 62 pontos. Mesmo com o retorno de Fred e Deco, e o apoio de mais de 36 mil torcedores no Engenhão o tricolor carioca não superou a barreira esmeraldina. Rafael Moura abriu o placar aos 19 minutos de jogo. Aos 38 da etapa final, Rodriguinho sofreu pênalti convertido por Conca. O Goiás está na penúltima colocação, com 33 pontos e pode ser rebaixado já na próxima rodada.
Quem completa o possível G-4 é o Atlético-PR, que venceu o já rebaixado Grêmio Prudente por 2 a 1, neste domingo. Os paranaenses somas 56 pontos e estão empatados com o Botafogo, mas estão na frente pelo número de vitórias. O time paulista Com começa a pensar na Série B em 2011, uma vez que soma apenas 28 pontos em 35 rodadas, e tem apenas 0,01% de chance de se salvar.
Na luta contra o rebaixamento, a turma de baixo fez bonito e os Atléticos foram os destaques. No domingo, o Goianiense aproveitou o desinteresse do Palmeiras, que entrou com time reserva, em relação ao Brasileiro e venceu por 3 a 0 no Serra Dourada. Os 40 pontos e a 13ª posição do time comandado por René Simões permitiram ao Dragão dar um grande passo para fugir da degola. Ao Palmeiras, cabe salvar o ano com o título da Sul-Americana, já que não corre riscos de cair e nem briga por uma vaga na Libertadores através do Campeonato Brasileiro.
O Atlético-MG reencontrou o ex técnico Vanderlei Luxemburgo, no sábado, e não teve pena do comandante. Derrotou com autoridade o Flamengo por 4 a 1. Com direito a gols dos ex-flamenguistas Obina e Diego Tardelli. A goleada fez o Galo respirar no Brasileirão, ganhando uma posição na tabela. Agora é o 15º colocado, com 39 pontos. O Fla, que viu o seu risco de rebaixamento triplicar de 4% para 12%, segundo o matemático Tristão Garcia, está em 14º lugar com 40 pontos.
Ainda na luta contra o rebaixamento, o Avaí derrotou o Inter por 3 a 2 no Beira-Rio, neste domingo. Com direito ao gol mais rápido do Brasileiro-2010, marcado pelo lateral-direito Patric com apenas 15 segundos de bola rolando, o tié catarinense soma 37 pontos e é o 17° colocado. Já o Inter se concentra para a disputa do Mundial de Clubes e deve escalar time reserva na próxima rodada.
O Guarani empatou com o Vitória por 1 a 1 em um duelo de ameaçados e permanece no Z-4. O gol olímpico de Geovane quebrou uma sequência de seis jogos do Bugre sem um gol sequer. O time de campinas está na 18ª colocação, empatado com o Avaí. Já o Rubro-Negro baiano ocupa a última posição fora do Z-4 (16º) e luta para não ser rebaixado exatamente no momento em que o rival Bahia garante o retorno à elite do futebol nacional depois de sete anos.
Outro que ainda briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem é o Grêmio, sexto colocado, que ficou no empate com o Santos, na Vila Belmiro. O artilheiro Jonas foi expulso aos 18 minutos do primeiro tempo e o goleiro Victor ainda defendeu um pênalti cobrado por Zé Eduardo. O tricolor gaúcho tem 54 pontos. Já o Santos é o 7° com 52 pontos.
No último jogo da noite, o São Paulo só empatou com o Vasco, em São Januário. Com 51 pontos, o Tricolor Paulista precisa ganhar os três jogos restantes e torcer por uma combinação de resultados para ainda ir à Libertadores do ano que vem. O Vasco é o 11° colocado, com 46 pontos.
Na quarta-feira, o Botafogo não saiu de um empate contra o Ceará, no Castelão. Destaque foi Loco Abreu, autor de dois gols, e o golaço do meia Geraldo, que acertou um “foguete” do meio da rua, acertando o ângulo esquerdo do goleiro do fogão.


