terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Reformulação no elenco celeste


Diretor de futebol Dimas Fonseca apresenta zagueiro Naldo, de 22 anos
O Cruzeiro inicia pré-temporada nesta quarta-feira (05) na Toca da Raposa 2. Ao contrário do arqui-rival Atlético-MG, que contratou vários reforços, o time celeste deve enxugar o elenco para esta temporada. Isso porque, atualmente, o técnico Cuca conta com pelo menos 37 jogadores que vão se reapresentar. O número é considerado alto e por isso alguns devem ser emprestados.

Como em qualquer início de temporada, as especulações tomam conta do mercado da bola. Este, aliás, não tem sido muito generoso com o Cruzeiro, já que perdeu dois de seus principais jogadores – lateral direito Jonathan foi para o Santos e o zagueiro Leonardo Silva não terá o contrato renovado.  Reforço mesmo apenas o zagueiro Naldo, vindo da Ponte Preta.

Bom, mas vamos ao que interessa. Para o gol, não há mistério. Fábio permanece como titular absoluto. A defesa foi o setor mais movimentado, uma vez que dois jogadores titulares saíram e um jovem zagueiro chegou. Ainda assim, o Cruzeiro precisará de mais mexidas se quiser ter o setor competitivo. Nem que para isso traga jovens promessas da base. Daí vem a importância de acompanhar a Copa São Paulo, que teve início ontem.

Pouco aproveitados na última temporada, Fabinho e Pedro Ken podem ser emprestados. Dudu e Bernardo voltam de empréstimo e ainda serão avaliados para saber se serão aproveitados no elenco. Ao que tudo indica, certeza mesmo serão as renegociações de Reina e Camilo.

Problema no ano passado, o ataque precisará de reformulação. Muitos jogadores do setor foram emprestados e voltam nesta pré-temporada. São os casos de Wanderley, Jajá, Kieza e Eliandro que também serão avaliados para saber as reais condições de serem utilizados. Sinceramente, nenhum deles resolverá o problema. Kleber, atacante que está no Palmeiras, pode ser um excelente reforço, mas a diretoria alviverde nem respondeu a proposta feita pelo time celeste.

A vantagem do Cruzeiro, já há algumas temporadas, é manter uma base sólida com jogadores de qualidade e folha de pagamento não muito cara. Aliado a isso, a diretoria sempre trabalha bem nas contratações e traz jogadores que encaixam perfeitamente à filosofia do técnico que está no comando.

Sempre há surpresas na Toca da Raposa 2. Vamos aguardar e conferir.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Galo forte e vingador? Aguardemos os próximos dias...


Magno Alves, Toró, Richarlyson e Patric foram os primeiros reforços do Galo
Olá, amigo internauta. Estive fora do ar durante alguns dias, alias muitos dias, mas estou de volta para levar até você opinião embasada e com credibilidade. Sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

O ano de 2011 inicia movimentado no mundo da bola, principalmente para os atleticanos. O Atlético já confirmou a contratação de seis jogadores, além de já ter um fechado com um goleiro, e vai anunciar pelo menos mais três nomes até quarta-feira. Dentre os principais nomes já confirmados, estão a do volante Richarlyson, que estava no São Paulo, lateral direito Patric, do Avaí, além do experiente Magno Alves, atacante que estava no Ceará. A vontade da diretoria é entregar o elenco praticamente formado ao técnico Dorival Júnior.

Segundo o site superesportes, o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, revelou que o Galo ainda busca um volante e um lateral-esquerdo, além do goleiro, este já fechado com o clube. Ao que tudo indica, este deve ser Giovanni, de 23 anos, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Grêmio Prudente. 

Também estão na lista o volante Rafael Carioca, que jogou o último Brasileirão pelo Vasco, mas pertence ao Spartak de Moscou, aparece como nome forte para reforçar o meio-de-campo, assim como Júnior César, encostado no São Paulo, é o mais cotado para assumir a camisa 6, ainda mais agora que o tricolor paulista fechou com o lateral esquerdo Juan, ex-Flamengo.

Manter o elenco do ano passado, o técnico e trabalhar para reforçar as áreas mais carentes parecem ser os melhores caminhos para as vitórias. As melhores contratações do Galo no ano passado foram Dorival Júnior e Eduardo Maluf, sem sombra de dúvidas. 

Já dentro das quatro linhas, Júnior César, que não se deu bem no São Paulo, pode ser um excelente reforço. Resta saber se ele será o mesmo que jogou no tricolor paulista, ou o do Fluminense. 

Rafael Carioca também é um bom nome. Ainda acredito que para as posições de volante deve ser mantida a dupla Zé Luis e Serginho, mas ter bons nomes como sombra dos titulares é sempre importante para manter em alta a qualidade dos jogadores. Serve de motivação.

O Galo trabalha, se reforça e espera por dias melhores. Alias, não só o elenco, mas a torcida também. Se o vai ser forte e vingador como diz o hino do clube, vai depender do trabalho dentro de campo. Os reforços estão chegando.