quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reforços e baixas no início de temporada do Galo


Início de temporada é sempre a mesma em qualquer equipe. Enquanto a diretoria correr atrás de novos reforços, os jogadores trabalham para recuperar a forma física perdida durante um mês de inatividade. Fator que também sempre está presente são as contusões e recuperações de atletas.

Nesta semana o técnico do Atlético-MG Dorival Júnior tem mais o que comemorar do que se lamentar. O comandante contará com as voltas do meia Diego Souza e, provavelmente, do zagueiro Leonardo Silva, ambos recuperados de lesões. 

Diego Souza 

O meia foi um dos maiores investimentos feitos pela gestão Alexandre Kalil. De lá para cá, o jogador ainda não correspondeu às expectativas com a camisa do Atlético. Para pesar ainda mais, trazia na bagagem título de Craque do Brasileirão de 2009, quando defendia o Palmeiras.

Diego Souza está motivado

Já no Galo, não conseguiu adquirir o melhor condicionamento físico e frustrou os torcedores. Diego Souza era tido como o principal jogador do elenco, mas se afundou juntamente com o elenco e o técnico Vanderlei Luxemburgo, que insistia em sua escalação, mesmo estando abaixo da média.

Neste ano, o jogador precisa recuperar a sua credibilidade junto ao torcedor, que parece iniciar declínio. Com o elenco recheado de opções para o técnico, Diego terá que provar seu valor novamente. Resta saber se a cabeça vai estar o lugar. Futebol ele tem, só não mostrou ainda no Galo. 

Leonardo Silva 

O zagueiro é um dos dez reforços anunciados pelo Atlético para a esta temporada. Após sete meses parado, se recuperando de lesão no ligamento do joelho direito, nesta terça-feira, o jogador fez sua primeira atividade coletiva com bola, em jogo-treino dos reservas contra o Villa Nova.

Além da manutenção de Rever na zaga, Leonardo Silva foi o principal reforço para o setor de defesa do Galo. Dorival ainda terá que esperar um pouco mais para escalar os dois juntos, o que também é aguardado ansiosamente pela torcida. 
Rafael Cruz foi a primeira baixa do time

Rafael Cruz 

Com estiramento na coxa direita, o lateral direito Rafael Cruz é a baixa no elenco do Galo. Sinceramente, a perda não é tão sentida assim. Apesar de ter sido titular nas últimas partidas do time no ano passado, o jogador deve ser reserva de Patrick, ou até mesmo do volante Serginho que pode ser improvisado no setor.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Clima quente na Toca da Raposa

Briga por vaga no meio de campo acirra entre Gilberto e Roger

Roger treina normalmente, mas está impedido de dar entrevista
 
Nesta semana, a polêmica envolvendo os meias Roger e Gilberto do Cruzeiro tomou proporções maiores. Tanto que a diretoria celeste cogita a possibilidade de negociar aquele com o Vasco. Tudo vai depender do novo técnico que assumir o time cruzmaltino.

A princípio, nada demais. Reivindicar vaga no time titular, mesmo sendo por meio da imprensa, é normal. O que o jogador Roger fez foi nada mais do que criticar uma situação a qual foi desfavorecido. Ora, se perdeu a vaga de titular, não há problema em tentar conquistá-la novamente. Detalhe, ele afirmou que tentará dentro de campo. Pressões acontecem, independente do time que jogar. Ainda mais sendo uma equipe como o Cruzeiro.

Pensando nisso, técnico Cuca deve ter tirado Roger do time titular que encerrou o ano passado por acreditar que o meia voltou em piores condições físicas, ou até técnicas, em comparação com seu concorrente direto, Gilberto. Ou então foi meramente opção tática do comandante.

Portanto, desde a retirada de Roger do time titular até as críticas do meia junto á imprensa está tudo normal. Isso aconteceu e acontece no mundo do futebol.

O que causou espanto foi a reação de Gilberto sobre o assunto. Jogador sempre compenetrado e sereno dentro de campo, o antigo camisa 10 do Cruzeiro demonstrou um lado até então desconhecido.

As reclamações de Gilberto são aceitáveis, mas passaram do nível comum. Simplesmente por se tratar dele. Como disse, é um cara boa praça, centrado. Dessa vez passou um pouco do seu normal. Não pelas críticas ao companheiro, mas pelas palavras que usou para caracterizar a situação.

De tudo, fato mesmo é que este tipo de clima já era esperado. Do time do Cruzeiro apenas cinco vagas são absolutas hoje: Fábio no gol, a dupla de volantes formada por Henrique e Fabrício, Montillo no meio e Thiago Ribeiro. Há quem diga que Wellington Paulista também é titular, mas eu discordo.

A volta de Gilberto no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, e principalmente o retorno do futebol neste início de temporada, faria com que Cuca tivesse uma dor de cabeça saudável, boa para qualquer técnico. Lamentável essa discussão ter saído do vestiário, mas aconteceu.

Enfim, é esperar para ver o que acontece nos próximos episódios. Se Roger sair, será uma grande perda ao time celeste.