quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Libertadores 2015: Atlético com grupo complicado. Cruzeiro tranquilo!

Na noite desta terça-feira (2), foram sorteados os grupos da Libertadores 2015, em Luque, sede da Comenbol, no Paraguai. Bom para o Cruzeiro, que enfrentará adversários muito abaixo do seu futebol apresentado principalmente nos últimos dois anos. Já o Atlético terá vida um pouco mais complicada, mas nada que assuste o campeão da Copa do Brasil 2015.
O Galo caiu no Grupo 1, com um representante da Colômbia a ser definido, o chileno Colo Colo e o mexicano Atlas. Já o time Celeste, campeão brasileiro, está no Grupo 3, com Mineros de Guayana, da Venezuela, o Universitario de Sucre, da Bolívia (altitude de 2800 metros) e o vencedor do Jogo 1, entre representante do Peru (Alianza Lima ou Melgar) contra o argentino Huracán.
Destaque vai para o complicadíssimo Grupo 2, já considerado o Grupo da Morte, que conta com o atual campeão San Lorenzo, da Argentina, São Paulo e Danubio, do Uruguai. A quarta vaga sairá do confronto entre o time brasileiro que terminar em quarto colocado no Campeonato Nacional, contra um time colombiano. Quem vencer este duelo cai no grupo da morte. Atualmente, a vaga é preenchida pelo Corinthians, que pode enfrentar Santa Fe, Junior Barranquilla, Once Caldas, Independiente Medellín ou Águilas Doradas.
Já o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, hoje ocupado pelo Inter, terá vida teoricamente mais tranquila e cairá no Grupo 4, que já conta com Emelec, do Equador, um time chileno e o vencedor do confronto entre os mexicanos do Monarcas Morelia e os bolivianos do The Strongest.

ANÁLISE DOS MINEIROS
A vida do Atlético é mais complicada que a do Cruzeiro, mas nada que tire o otimismo e garantia de classificação da primeira fase. O Galo enfrenta o chileno Colo Colo, que é um tradicional clube em Libertadores. Foi campeão em 1991. Já o adversário mexicano Atlas forçará o time mineiro a viajar longas distancias. Além de ter qualidade técnica semelhante aos brasileiros. O time colombiano, caso seja o Santa Fé, por exemplo, obrigará o Galo a enfrentar a altitude de Bogotá (2.640 metros).
Apesar disso, o Atlético tem um time forte e acostumado a jogar partidas difíceis. Não a toa venceu a Libertadores em 2013 e conquistou a Copa do Brasil este ano. Mesmo com a especulação que envolve saída do atacante Diego Tardelli na Cidade do Galo, o elenco alvinegro se reforçará ainda mais para a disputa de títulos em 2015. O torcedor atleticano pode confiar. O Galo será um dos protagonistas no ano que vem.
Já o Cruzeiro pegou vida fácil na primeira fase. Vai enfrentar o venezuelano Mineros, que não tem nem de longe a mesma qualidade técnica do time brasileiro, além do Universitário Sucre, da Bolívia, que contará apenas com a altitude em seu favor. Aliás, em 2009, o time Celeste bateu os bolivianos por 1 a 0, na altitude de 2.830 metros, em jogo válido pela primeira fase. Qualquer um dos outros três times que poderão cair no Grupo 3 não fará frente ao Cruzeiro. Destes, o peruano do Alianza Lima tem mais tradição na competição, o que não significa muita coisa nos dias atuais.
A preocupação, que na verdade nem é tanto assim, é com a especulação que ronda a saída do volante Lucas Silva. Prata da casa celeste, o jogador é homem de confiança do técnico Marcelo Oliveira. Seu substituto imediato, Nilton, não tem a mesma qualidade que ele. Ainda assim, a Raposa deve se mexer para trazer jogadores de qualidade, mesmo sem confirmada a saída de Lucas Silva. O que se espera é uma bela exibição de Cruzeiro e Atlético na edição 2015 da Libertadores, já que têm dominado o futebol brasileiro nos últimos dois anos.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Especulações seguem em alta em Atlético e Cruzeiro no final da temporada

Pelo título do texto, você percebeu que o foco não são mais as partidas de Atlético e Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Apenas a título de informes, digamos que o Galo perdeu para o Coritiba, em casa, por 2 a 1. Já a Raposa empatou com a Chapecoense por 1 a 1, fora de casa. Ambos os jogos foram válidos pela 37ª rodada e foram realizadas no domingo.
Feito o dever de casa, é hora de ir ao que interessa. Nomes de jogadores importantes estão sendo especulados nos dois times mineiros, que dominaram o futebol tupiniquim nesta temporada. O Galo foi o campeão da Copa do Brasil, em cima do maior rival, enquanto a Raposa venceu o Campeonato Brasileiro com folga.

GALO
No time do Galo são dadas como certas as saídas do lateral esquerdo Emerson Conceição e dos atacantes Jô e André. Provavelmente, esses três jogadores serão moedas de troca para que outros atletas possam compor o elenco, ou até mesmo serem titulares de um excelente time.
O diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, vê com bons olhos a contratação do atacante Emerson Sheik para a próxima temporada. Como de costume, Maluf não comenta possíveis nomes nem posições nas quais o clube irá investir, mas já adiantou que irá mudar o elenco com contratações pontuais. Outro nome que foi ventilado é a do atacante Kleber Gladiador.
Até o momento, nenhum nome me agrada. Nem Sheik, muito menos Gladiador são nomes interessantes para o Galo, que precisa, sim de atacante. O Atlético precisa de jogadores menos problemáticos, que possam somar com o clube, como foi o caso do meia-atacante Maicossuel. Este foi um bom reforço e teve participações decisivas no time, principalmente na Copa do Brasil.
Outro fator positivo desta temporada foi a categoria de base, muito enaltecida pelo presidente Alexandre Kalil. E isto é, realmente, digno de aplausos. No time titular do Galo, somente este ano, pelo menos três nomes devem ser destacados: Jemerson, Carlos e Dodô. Estes garotos, além de Marion e Eduardo, por exemplo, devem permanecer no elenco e serão de grande importância para a temporada 2015.
Mas nada disso é mais importante do que a renovação com o técnico Levir Culpi. Este sim será o grande reforço para o Galo. A diretoria atleticana deixou claro que isto é tratado como prioridade.

RAPOSA
Pelo lado da Raposa, o primeiro reforço deve ser anunciado em breve. Trata-se do lateral direito Fabiano, que se destacou jogando pela surpreendente Chapecoense. O time catarinense subiu da Série B no ano passado e era um dos favoritos para cair. Mas, ao invés disso, fez temporada razoável e fez despertar interesse em alguns de seus jogadores. Por outro lado, jogadores como Borges, Dagoberto e Tinga não devem permanecer. Foram importantes para o time, mas o tempo passou. Técnico Marcelo Oliveira deve pensar em renovar o elenco e dar mais espaço para a moçada.
A exemplo do Atlético, Cruzeiro tem excelente categoria de base. Basta lembrarmos de nomes como o lateral direito Mayke, o meia-atacante Alisson e o volante Lucas Silva. Este, aliás, preocupa a diretoria, já que vem sendo especulado pelo Real Madrid. Ele foi um dos destaques da temporada vitoriosa celeste e seria uma importante baixa no elenco, mesmo tendo Nilton, destaque em 2013, no banco.
Outros jogadores merecem mais oportunidades são Judivan e Hugo Ragelli, que começou bem a sua história no clube, marcando primeiro gol como profissional contra a Chapecoense.