segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rodada 1# América-MG cede empate no fim. Atlético-MG e Cruzeiro vencem

Fábio Júnior é abraçado pelos companheiros após primeiro gol da partida
Enquanto o América ficou apenas no empate em casa contra o Uberaba, Atlético-MG e Cruzeiro venceram seus confrontos e marcaram três pontos importantes.

O Coelho segurou o triunfo por 1 a 0 até 39 minutos do segundo tempo. Neste período, cansou de errar gols e o castigo acabou vindo da pior maneira. O time não aproveitou as chances de marcar e empatou em 1 a 1, contra o Uberaba, em Varginha, como mandante.

O gol americano foi anotado por Fábio Júnior, aos 35 do primeiro tempo. Agora, o clube terá que buscar a reabilitação em Poços de Caldas, contra a Caldense, na quarta-feira, às 22h. Já o Uberaba receberá o América de Teófilo Otoni, mirando o primeiro triunfo no Estadual.

O Cruzeiro iniciou o ano de 2011 embalado. Neste domingo, venceu a Caldense por 3 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na estreia das duas equipes no Campeonato Mineiro.

Aproveitando entrosamento da base do time do ano passado, a Raposa mandou no jogo, principalmente no primeiro tempo. Os três gols, porém, só saíram na etapa final. Wellington Paulista, aos 20, Diego Renan, aos 22, e Dudu, aos 40, foram os autores.

Na próxima rodada, o time celeste vai encarar o Villa Nova, em Nova Lima, no domingo. A Caldense receberá o América, em Poços de Caldas, já na quarta-feira.

O Atlético-MG, que busca o bicampeonato, estreou com vitória de virada diante do Funorte na noite deste domingo, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros // O jogo foi decidido para o Galo apenas no segundo tempo. Na etapa inicial, o lateral esquerdo Stanley abriu o placar para o time da casa. Magno Alves e Diego Tardelli fizeram os gols atleticanos, decretando a virada.

Com o resultado, o Galo largou bem rumo ao 41º título estadual na história. O alvinegro divide a primeira posição com Guarani e Cruzeiro, que também ganharam na estreia, sendo o time de Divinópolis o líder no saldo de gols (5). Na próxima rodada, o recebe Atlético-MG recebe o Tupi, domingo que vem, em Sete Lagoas. Já o Funorte enfrenta o Ipatinga, sábado, no Ipatingão.

Lembrando que Democrata-GV e América-TO se enfrentam nesta segunda-feira, ás 20h30, no Mamudão, Governador Valadares.

Confira os resultados da 1ª rodada do Campeonato Mineiro de 2011.

América-MG 1 X 1 Uberaba
Tupi 1 X 1 Vila Nova
Guarani 5 X 0 Ipatinga
Cruzeiro 3 X 0 Caldense
Funorte 1 X 2 Atlético-MG
Democrata-GV – X - América-TO

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Campeonato Mineiro começa neste fim de semana

Conheça um pouco mais de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro


Neste fim de semana, o Campeonato Mineiro finalmente terá início. No total, 12 equipes, sendo nove do interior e três da capital, disputam quatro vagas paras as semi-finais.


América-MG


Dos três clubes considerados grandes, o América-MG foi o que menos gastou. O intuito da diretoria foi manter a base que subiu para a elite do futebol brasileiro ano passado, depois de 10 anos perambulando pelas Séries B e C. Outro fator que deixa o torcedor, no mínimo, apreensivo, é o jejum de título regional. O último foi em 2001.

Fábio Júnior é a aposta do América-MG
O time que deve iniciar o campeonato já é conhecido da torcida. Porém o esquema tático deve mudar. O técnico Mauro Fernandes deve deixar de lado o tradicional 3-5-2 para que o time possa atuar numa formação um pouco menos ofensiva, pelo menos na prática, num 4-4-2. Dessa forma, os laterais Marcos Rocha e Rodrigo teriam de se adaptar à marcação novamente.
Nando deve formar o meio-campo com Dudu, Davi Ceará (recém contratado do Vila Nova-GO) e Irênio. Isso até o armador Luciano recuperar a forma física, pois deve ser o titular no lugar de Davi. Daniel Lovinho (emprestado pelo Palmeiras) será a dupla de ataque do experiente Fábio Júnior. Este, aliás, é a maior aposta do time. Ele foi o artilheiro da equipe em 2010, com 24 gols.


Atlético-MG
O Galo foi o time mineiro que mais investiu neste início de temporada. Contratou ao todo 10 jogadores importantes como o zagueiro Leonardo Silva, de 31 anos, ex-Cruzeiro; lateral direito Patrick, de 21 anos, ex-Avaí; volante Richarlyson, de 28 anos, ex-São Paulo; e os atacantes Mancini, de 30 anos, ex-Inter de Milão; Jobson, de 22 anos, ex-Botafogo; e Magno Alves, de 35 anos, ex-Ceará.
Volante titular Richarlyson
Isso sem mencionar os jogadores que foram mantidos, como a jovem revelação, goleiro Renan Ribeiro, zagueiro Réver, meia Diego Souza e atacante Diego Tardelli. O único xodó da torcida que saiu foi o atacante Obina, que foi para o futebol chinês.
Com as várias opções no banco, o técnico Dorival Júnior terá uma boa dor de cabeça para montar a equipe. A princípio, o comandante deve manter a mesma base que jogou o primeiro tempo do jogo amistoso internacional contra o River Plate-URU na última quarta-feira (26). A escalação deve ser Renan Ribeiro no gol; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro, Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Ribeiro, Jobson e Diego Tardelli.
Claro que a escalação vai mudar ao longo da competição. Mas o torcedor precisa ter paciência, pois início de temporada é necessário priorizar aqueles que estão em melhores condições físicas

Cruzeiro
O Time Celeste investiu em jogadores de pouco nome no futebol brasileiro. A principal contratação foi o experiente volante Leandro Guerreiro, que veio do Botafogo. Além dele, chegaram os zagueiros Naldo e Fabrício Carioca; lateral e volante Geovane; e os atacantes Ortigoza, Reis e André Dias. O clube ainda tenta a transferência do zagueiro Maurício Victorino, do Universidad do Chile.

Armador Montillo destaque do Cruzeiro
Por outro lado, o time não só divide as atenções do estadual com a Copa Libertadores, como perdeu dois dos seus principais jogadores. O zagueiro Leonardo Silva, que era capitão da equipe e se transferiu para o maior rival, o Atlético-MG, e o lateral direito Jonathan, que foi para o Santos. Além dessas perdas, a diretoria celeste dispensou o zagueiro Cláudio Caçapa, volantes Fabinho e Elicarlos, e o atacante Robert.
Com os jogadores contratados e a base mantida, o técnico Cuca deve manter a mesma formação do fim da temporada. Um 4-4-2 tradicional, com dois volantes e dois meias. Além de dois atacantes. A formação provável é Fábio, Rômulo, Leo, Gil e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.