Mostrando postagens com marcador Copa Sul-Americana. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Copa Sul-Americana. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Goiás vence Palmeiras e está na final da Sul-Americana

Carlos Alberto, Rafael Moura e Marcão comemoram classificação (Foto: Marcos Ribolli)
O que poucos acreditavam aconteceu. O Palmeiras, que priorizou a Copa Sul-Americana para chegar à Libertadores, perdeu para o já rebaixado no Campeonato Brasileiro Goiás. Os 2 a 1 encerraram as esperanças de título no ano e de retorno à principal competição intercontinental das Américas para o time paulista.

Vanderlei Luxemburgo diz que o medo de ganhar impede o time de vencer. E foi exatamente isso o que aconteceu com o Palmeiras. Vencendo por 1 a 0, ainda no primeiro tempo, os comandados pelo técnico Felipão recuaram e foram punidos com o empate no final da etapa inicial.

No segundo tempo, o Goiás foi corajoso e colocou três atacantes. Com a entrada de Felipe, Rafael Moura e Otacílio Neto passaram a ser mais acionados. O meio de campo esmeraldino controlou o jogo, pressionou e chegou à virada heróica. Vitória para lavar a alma e tentar salvar o ano.

Evidente que o Goiás tem um time limitado, mas o Palmeiras também tem. Ingênuo é o palmeirense que acredita ter um bom elenco. Não tem. É tão ruim quanto outros times da parte de baixo do Campeonato Brasileiro.

Sem Valdívia, o time paulista é fraco, sem criatividade e depende de boas atuações do goleiro Deola, para salvar as burradas da defesa, das faltas de Marcos Assunção e de uma jogada de efeito de Kleber. Nada disso aconteceu ontem. Nem mesmo Edinho e Márcio Araújo, que são destaques no limitado time comandado por Felipão, jogaram bom futebol ontem.

O Goiás não será o Brasil na final da Copa Sul-Americana. Será o time que representará a dignidade do futebol brasileiro. Rebaixado no campeonato nacional, vivendo crises políticas e com elenco tão limitado, ou pior que o Palmeiras, o time esmeraldino pareceu ter mais interesse pela competição.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Palmeiras e Goiás se preparam para final inédita, ou férias!


Marcos Assunção celebra gol no primeiro jogo (Foto: Reuters)
Palmeiras e Goiás se enfrentam hoje às 21h50, no estádio no Pacaembu, valendo vaga na final inédita da Copa Sul-Americana. Quem passar terá a oportunidade de salvar a temporada, já que o time paulista não pleiteia mais nada no Campeonato Brasileiro, e o esmeraldino está rebaixado.

O Verdão tem a vantagem do empate, já que venceu, por 1 a 0, a partida de ida em Goiânia. O empate classifica os paulistas, e vitória por 1 a 0 dos visitantes leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outra vitória goiana elimina o Verdão, já que com 2 a 1 ou 3 a 2, por exemplo, o regulamento favorece o time que marcar mais gols fora de casa. 

Quem se classificar decidirá o título nas duas semanas seguintes contra o vencedor de Independiente, da Argentina, e LDU, do Equador. Vencendo a competição intercontinental, o campeão disputará a Copa Libertadores do ano que vem.

Escalações

Como o Palmeiras ainda não conta com Valdívia e Marcos, a provável escalação deve ser essa: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Lincoln e Tinga; Luan e Kleber.

Já o Goiás não tem problemas e escala o que tem de melhor. Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe e Rafael Moura.

Curiosidade

Nas fases anteriores da Copa Sul-Americana, o Palmeiras jogou a partida de volta dentro de casa nas três situações e tem 100% de aproveitamento como mandante. Foram três resultados positivos, contra Vitória (3 a 0), Universitario de Sucre (3 a 1) e Atlético-MG (2 a 0).

Já o Goiás conseguiu a classificação atuando a segunda partida fora de casa nas três ocasiões. Como visitantes, os goianos venceram Grêmio (2 a 0) e Avaí (1 a 0), e perderam para o Peñarol (3 a 2), nas oitavas-de-final, mas haviam ganhado por 1 a 0 em Goiânia.

Opinião

Sinceramente, acho difícil o Palmeiras perder para o Goiás. Além dos problemas extra-campo, que assombram o time de Goiânia desde o início do ano, não há jogadores de qualidade suficiente. Esperança sempre há, mas neste caso acho bastante complicado.

As armas que o Goiás pode utilizar para tentar uma reviravolta são Felipe e Rafael Moura, jogadores rápidos e perigosos. Já o Palmeiras tem Kleber e Marcos Assunção, um terror para os goleiros nas bolas paradas.

O que pode pesar neste jogo é confirmação de rebaixamento do esmeraldino. Se antes, as atenções eram divididas entre Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, com o rebaixamento nesta competição, o foco está totalmente voltado para tentar salvar o ano.

Por outro lado, o próprio rebaixamento pode ter abatido os jogadores do Goiás. É esperar para ver o que acontece no jogo.

Ao Palmeiras caberá administrar a vantagem que conseguiu fora de casa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Obina marca e Galo empata com o Palmeiras

Obina comemora gol de pênalti marcado contra o Palmeiras (Foto: Jorge Gontijo)

No primeiro jogo válido pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o Atlético-MG recebeu o Palmeiras na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e emaptou por 1 a 1. Os gols foram marcados por Kléber, pelo alviverde, e Obina, para os atleticanos.

O confronto foi marcado por polêmica e discussão dentro e fora de campo. Em lance pela lateral, já no segundo tempo e com 1 a 0 favorável ao Palmeiras, o meia Lincoln recebeu lançamento sozinho, invadiu a grande área e foi tocado por trás pelo zagueiro Jairo Campos. O árbitro da partida Marcelo de Lima Henrique (RJ-Fifa) marcou a infração, apontando pênalti. Mas, ao consultar um dos bandeirinhas, reconsiderou a marcação inicial, alegando que o palmeirense estava impedido.

Até ai, tudo bem. O problema é que o bandeira não havia levantado o seu instrumento de trabalho. Por causa disso, o técnico do Palmeiras Luis Felipe Scolari afirmou que alguém fora de campo teria dado informação ao auxiliar, que, por conseguinte, relatou ao árbitro.

Polêmicas a parte, a partida foi equilibrada. Mesmo com time reserva, o Galo partiu para cima do adversário e jogou de igual para igual. Apesar de duas baixas ainda no primeiro tempo, o duelo foi emocionante até o fim. Valdívia sentiu a fibrose que o incomoda já a algumas partidas e teve de ser substituído. Daniel Carvalho também saiu machucado e ainda será reavaliado.

Pelo lado do Atlético-MG, além de Daniel Carvalho, o atacante Neto Berola também saiu sentindo dores da coxa e será reavaliado. Para o seu lugar, o inspiradíssimo Obina entrou e fez o gol do empate.

Destaques positivos foram os goleiros. Tanto Renan RIbeiro e Deola fecharam suas metas e impediram que os placares fossem mais elásticos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Atlético-MG e Palmeiras duelam pelas quartas da Sul-Americana


Dorival Júnior dá últimas instruções em treino para Daniel Carvalho (Foto: Euler Júnior)
Enquanto o Galo vai com time misto, o técnico palmeirense Luis Felipe Scolari escala força máxima. Nesta quarta-feira, a partir das 19h45m (de Brasília), Atlético-MG e Palmeiras iniciam briga por vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. O foco do atleticano Dorival Júnior é terminar o Campeonato Brasileiro na elite do futebol brasileiro. Já os paulistas, mesmo sem afirmar que a competição intercontinental é prioridade, tem em sua disposição escalação do time titular.
 
Pelo lado do Palmeiras, Marcos ainda é dúvida. Deola deve seguir como goleiro titular. Já na lateral direita, Vitor ainda não se recuperou de lesão. Márcio Araújo será, novamente, improvisado na ala, função que já desempenhou, inclusive, pelo Atlético-MG, time que foi revelado. Gabriel Silva volta à ala esquerda após cumprir suspensão no último jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro.

No meio, o comandante ainda espera liberação do departamento médico para poder confirmar o “Mago” Valdívia. Ele ainda sofre um incômodo da coxa (fibrose) e ainda não está totalmente livre para o duelo de hoje a noite. Em seu lugar, Scolari poderá escalar Lincoln.Os companheiros de meio de um dos dois será Edinho, Marcos Assunção, Rivaldo e Tinga. No ataque, Kléber segue como titular e capitão.

Já os atleticanos, que declararam prioridade no Campeonato Brasileiro, irão para campo com um time misto. Apenas quatro titulares devem jogar. Como estão suspensos para a próxima partida do Brasileirão, Werley, Zé Luis e Daniel Carvalho vão para o jogo. Além deles, o goleiro Renan Ribeiro segue na meta alvinegra.

Apesar da maioria ser reserva, Dorival conta com a experiência de jogadores como Zé Luis e Daniel Carvalho para poder surpreender o alviverde. Além deles, Neto Berola fez ótima partida contra o Santa Fé, da Colômbia, e pode ser uma arma perigosa. É rápido e dará trabalho à defesa paulista. Outro jogador que merece destaque é o goleiro, que está tão inspirado quanto Obina. Este, infelizmente, nem foi relacionado para a partida de hoje.

Veja as possíveis escalações das duas equipes para o jogo de logo mais:

Atletico-MG (3-5-2)
Goleiro: Renan Ribeiro
Zagueiros: Jairo Campos, Cáceres e Werley
Laterais: Diego Macedo e Fernandinho
Meias: Zé Luis, Mendez e Daniel Carvalho
Atacantes: Neto Berola e Ricardo Bueno

Palmeiras (4-5-1)
Goleiro: Deola
Zagueiros: Danilo e Fabrício
Laterais: Márcio Araújo e Gabriel Silva
Meias: Edinho, Marcos Assunção, Rivaldo, Tinga e Valdívia (Lincoln)
Atacante: Kléber

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Copa Sul-Amercana#: Galo perde, mas vai às quartas e enfrenta o Palmeiras


Jogadores do Galo comemoram classificação para as quartas (Foto: Eitan Abramovich)

Na noite desta quarta-feira (20), os reservas do Atlético cumpriram sua missão. Classificaram o time às quartas de final da Copa Sul-Americana, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Independiente Santa Fe, em Bogotá. Na partida de ida, o Galo havia vencido por 2 a 0 e ficou com a vaga.

O time foi dirigido pelo auxiliar Ivan Izzo, já que os titulares ficaram em Belo Horizonte treinando com o técnico Dorival Júnior para o clássico deste domingo (24) contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão.

Sobre o jogo, ouso dizer que se Fábio Costa ainda estivesse no gol do Galo, o time mineiro teria perdido por uns 5 ou 6 gols de diferença. Mais uma vez, o destaque da partida foi o jovem goleiro Renan Ribeiro. Fez ótimas defesas e salvou a equipe. De resto, muitos erros de passe, pouca criativiade e nervos à flor da pele foram características do jogo.

Na próxima fase, o Galo vai enfrentar o Palmeiras, que eliminou Universitário Sucre, da Bolívia, também nesta quarta, por 3 a 1. Kléber, Luan e Danilo marcaram para o time paulista, todos de cabeça. Valdívia mostrou estar recuperado e jogou os 90 minutos. O jovem lateral esquerdo Gabriel Silva jogou muito bem, dando passe para dois gols. Destaque da partida foi o apagão ocorrido da Arena Barueri, que atrasou o jogo em quase 40 minutos.

Ainda pela Copa Sul-Americana, o Goiás perdeu para o Peñarol, do Uruguai, por 3 a 2, mas também se classificou para as quartas de final do torneio e espera o vencedor de Avaí e Emelec, do Equador, que se enfrentam hoje.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Copa Sul-Americana#: Atlético-MG vence Santa Fé com dois gols de Obina

Obina comemora um dos dois gols marcados contra o Santa Fé (Foto: Jorge Gontijo)

Na noite desta quarta-feira (13), o Atlético-MG enfrentou o Santa Fé, da Colômbia, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e venceu por 2 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O atacante Obina foi o autor dos dois gols atleticanos que garantiram vantagem na partida de volta do time mineiro na competição intercontinental.

O Galo dominou a partida desde o início. O técnico Dorival Júnior optou por um esquema ofensivo. Alê era o único volante de ofício. Serginho, apesar de também ajudar no setor defensivo, sai muito para o jogo e ajudou o garoto Diney, juntamente com o meia de ligação, Diego Souza, a armar as principais jogadas de ataque da equipe mineira. Ricardo Bueno e Obina se deram bem na frente e foram responsáveis pelas finalizações atleticanas.

A defesa também não vacilou. A única jogada de perigo do Santa Fé foi barrada pelo jovem goleiro Renan Ribeiro. Lima, que foi o capitão da equipe no jogo, e Werlei demonstram entrosamento e estão bem. Bom para Dorival Júnior que ainda conta com a volta de Réver, zagueiro que servia a Seleção Brasileira.

Outros times brasileiros também jogaram pela Copa Sul-Americana. O Goiás enfrentou o Peñarol (URU) no Serra Dourada e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Rafael Moura. Já o Avaí foi até o Equador medir forças contra o Emelec e perdeu por 2 a 1, com gol marcado pelo adversário aos 47 do segundo tempo.

Nesta quinta-feira (14), o Palmeiras enfrenta o Universitário de Sucre (BOL), na altitude da Bolívia às 21h30, horário de Brasília.