Para você, amigo, que acostumou a ler textos sobre futebol, principalmente focados em Cruzeiro e Atlético-MG, aqui vai algo que foge um pouco do padrão dês te blog. É claro que se trata de um tema muitíssimo especial. Afinal de contas, não é sempre que um tenista consegue o Career Golden Slam.
Mas, o que viria a ser este “Career Golden Slam”, você me pergunta? Trata-se da conquista de todos os torneios do Grand Slam do circuito mundial do tênis, considerados os mais importantes. São eles: Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open. E o espanhol Rafael Nadal já havia vencido oito troféus de Grand Slam: cinco de Roland Garros (2005-08 e 2010), dois de Wimbledon (2008 e 2010) e um do Australian Open (2009). Com o do US Open, ele fechou o “Golden Slam” e entrou, definitivamente, como um dos maiores “monstros” do esporte.
Djokovic e Nadal com prêmios do US Open 2010 (Foto: Reuters) |
O jogo, realizado nesta segunda-feira, foi adiado duas vezes por causa da chuva. O adversário de Nadal foi o segundo do mundo, Novak Djokovic, que fez jus à posição e deu trabalho ao espanhol. Mas contra um tenista inspirado e número um do mundo, o sérvio pouco pôde fazer.
Aos 24 anos, Rafael Nadal entra para o seleto grupo dos maiores tenistas de todos os tempos. Somente André Agassi conquistou o mesmo feito do espanhol, que além de conquistarem todos os quatro torneios do Grand Slam, venceram os Jogos Olímpicos. É claro que outros tenistas conquistaram também os quatro Grand Slam, apesar de serem poucos. Mas a diferença é exatamente a medalha de ouro nas Olimpíadas.
Também venceram todas as competições mais importantes do circuito mundial os tenistas Fred Perry, Doris Hart, Shirley Fry, Roy Emerson, Billie Jean King, Chris Evert, Serena Williams e Roger Federer. Este último, aliás, é o maior recordista em títulos e premiações. O suíço possui 63 conquistas e U$ 57 milhões em prêmios.
Em sua curta passagem pelo mundo do tênis, já que se profissionalizou em 2001, Nadal tem impressionantes 42 títulos de torneios do circuito mundial, sendo 10 em superfície dura, 3 em grama e 29 no saibro. Ele acumulou mais de U$ 32 milhões em premiações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário